Bombaram nas redes: receitas caseiras para melhorar a saúde dos fios realmente funcionam?

Convidamos um time de respeito para comentar algumas trends que estão em alta.
12 July, 2024
Bombaram nas redes: receitas caseiras para melhorar a saúde dos fios realmente funcionam?

Ao navegar nas redes sociais não é difícil encontrar receitas ou alternativas caseiras para melhorar a saúde e a aparência do cabelo. Ingredientes como amido de milho, ovo, café, limão ou até mesmo produtos de limpeza são recomendados em alguns vídeos que se popularizaram. Mas, cuidado! Ainda que pareçam inofensivas, algumas dicas podem colocar a saúde dos cabelos em risco - ocasionando desde alergias até danos ao couro cabeludo e aos fios. 

E para falar sobre essas ‘trends virais’, convidamos um time que sabe TUDO sobre cabelos para comentar algumas dessas receitas. E ai, será que vale a pena apostar nas dicas da internet?


ÁGUA DE ARROZ 

Uma receita caseira que tem circulado nas mídias sociais é o uso de água de arroz para obter benefícios de fortalecimento e reparo para os cabelos. Embora o arroz seja rico em nutrientes, não há estudos científicos que comprovem a eficácia da água de arroz na hidratação, brilho ou reparo dos cabelos. “O cabelo pode ficar pesado com a água de arroz, principalmente se você tiver cabelos finos ou oleosos. O uso frequente pode obstruir os poros do couro cabeludo, chegando a causar acne capilar”, explica nosso Embaixador Global, Tiago Aprigio.  Pedro Guimarães, cosmetólogo e nosso educador internacional, explica: "a ideia de usar água de arroz no cabelo é porque a proteína do arroz é hidrofílica: podemos observar que quando cozinhamos o arroz, ele retém e segura água - o que poderia melhorar a hidratação e brilho dos cabelos. No entanto, ela tem um peso molecular muito grande e não consegue ser absorvida pelo cabelo, pesando nos fios e até deixando os cabelos opacos”.

Então não, a água de arroz não é uma boa ideia para os fios! “Para que a água de arroz funcione, é preciso que ela seja processada industrialmente - quebrada em cadeias menores para que penetrem no fio e que seja associada a outros ativos para fixar ela na estrutura interna. O ideal é apostar em produtos leave-in ou máscaras capilares com essa proteína”, finaliza Pedro.

 

TÔNICO DE CRESCIMENTO CASEIRO
Uma receita muito compartilhada é a do “tônico caseiro”, que promete um crescimento acelerado do cabelo. Uma mistura de café, óleo de rícino e água. Mas será que essa receita realmente funciona? Primeiramente, nas receitas caseiras não é possível medir a quantidade dos ativos biodisponíveis para a pele ou para o cabelo. Mais uma vez, nosso Educador explica que ainda que os ingredientes tenham benefícios, por não estarem nos tamanhos moleculares corretos e passíveis de serem absorvidos, podem causar mais malefícios do que vantagens. “Com a tecnologia empregada nos cosméticos contendo estes ativos, nós segregamos os ativos, diminuímos os tamanhos moleculares para que eles efetivamente penetrem na pele e atuem onde deverão atuar. Usar o café puro pode manchar os cabelos e a pele além de causar coceira e irritação. Usar o óleo de rícino ou outro óleo vegetal puro no couro cabeludo pode desencadear processos inflamatórios, agravando uma dermatite ou até mesmo a caspa. O melhor caminho sempre é usar um produto cosmético, desenvolvido para este fim e com estudo e testes de segurança e eficácia”, alerta. Outro ponto a ser salientado é que a mistura pode ser difícil de remover do cabelo, causando danos ao fio na hora da lavagem. 

REPOLARIZAÇÃO COM CHAPINHA E PAPEL ALUMÍNIO

Outra técnica que viralizou nas redes promete "reconstruir" os fios danificados e ressecados. A promessa é a restauração do fio utilizando uma chapinha coberta em papel alumínio no cabelo molhado e com máscara capilar. Nossa Especialista Química, Renata Olegario, esclarece que a prática não é indicada por uma série de fatores. “O calor da prancha pode degradar os ativos presentes na máscara, o que tornaria a ação do produto menos eficaz ou até mesmo nula. Além disso, ainda prejudica o fio, pois as máscaras geralmente não possuem proteção térmica e aquecer demasiadamente o cabelo é algo que danifica e queima a fibra capilar. Para garantir bons resultados, basta usar produtos profissionais cujas fórmulas garantam um bom desempenho”, diz.

USO DE LIMÃO, MEL E OUTROS ALIMENTOS NOS FIOS
Diversos vídeos indicam o uso de alimentos como limão, amido de milho, mel, leite e canela em pó para a saúde do cabelo, seja para reforçar a hidratação, o brilho, a maciez ou até mesmo clarear os fios. “No nosso corpo, essas matérias-primas puras passam pelo nosso sistema digestivo para que sejam ‘quebradas’ em um tamanho que permita a absorção por nosso organismo e nos trazer benefícios. Mas o cabelo não possui sistema digestivo! Por isso precisamos entregar os ativos já processados, ou seja, quebrado em tamanhos moleculares menores. Além disso, precisam ser associados a outros ativos para que se fixem na estrutura do cabelo e então a gente perceba o resultado esperado. Essa é a mágica que acontece dentro dos nossos laboratórios Keune. Nós fazemos isso para você e seu cabelo e colocamos tudo pronto dentro de cada produto”, explica Pedro.

UMECTAÇÃO DOS FIOS COM ÓLEOS

Há uma trend das redes sociais que, se bem usada, pode, sim, trazer benefícios para o cabelo. Trata-se do processo de umectação, que consiste em dormir com óleo capilar no cabelo, ou aplicá-lo algumas horas antes de lavar. Mas o sucesso do tratamento vai depender do óleo usado! “A umectação é a aplicação de óleo nos fios, visando nutrir e fortalecer a fibra capilar, mas é importante ressaltar que não é qualquer tipo de óleo. Os óleos criados para esta finalidade ajudam na união entre as cutículas, protegem o córtex capilar e conferem maciez para o cabelo”, finaliza Aprigio. Saiba mais sobre a umectação capilar neste post.

 

 

Sugestões? Entre em contato.

Obrigado! Em breve responderemos seu contato. Problema ao enviar, tente novamente.
Keune Haircosmetics - Produtos Para Cabelos usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.