Guia para cabelos com raiz oleosa e pontas secas
Como cuidar dos fios que apresentam problemas opostos? É muito comum quem tem raiz oleosa acabar apostando em produtos para cuidar do couro cabeludo que podem - sem querer - prejudicar ainda mais as pontas ressecadas do cabelo. E o contrário também pode acontecer. Por isso, será necessário incluir diferentes tipos de tratamentos para cada parte do cabelo.
Por isso, convidamos nosso Embaixador Du Nunes para trazer dicas para acabar com a oleosidade na raiz e o ressecamento nas pontas. Confira abaixo as 5 dicas para você já começar a colocar em prática:
- Escolha bem o shampoo: o primeiro passo para um cabelo saudável é cuidar da saúde do couro cabeludo, que naturalmente é lubrificado pela oleosidade produzida pela região das glândulas sebáceas. Busque por produtos que regulam a oleosidade da região para controlar os níveis lipídicos. “Uma queixa muito comum de quem usa shampoos para cabelos com a raiz oleosa é que eles ressecam o comprimento, principalmente as pontas. E é verdade, muitos deles fazem isso mesmo. Mas não são todos. Existem produtos profissionais de alta tecnologia que conseguem regular a oleosidade da raiz e hidratar aos fios”, explica Du.
Dica de shampoo para cabelos com tendência a oleosidade: aposte no DERMA REGULATE SHAMPOO, que vai restaurar o funcionamento natural do couro cabeludo e regular a oleosidade. Sua fórmula normaliza as funções das glândulas sebáceas e tem efeito relaxante no couro cabeludo.
- Hidratação sim!: é comum que quem sofra com a oleosidade tenha medo de usar produtos para hidratação. Mas nosso Embaixador, todo cabelo saudável deve passar por esta etapa de tratamento. Aqueles que têm receio do fio ficar com aspecto pesado, devem buscar por produtos com fórmulas mais leves, como o condicionador e a máscara da linha Derma Sensitive, que contam com uma fórmula rica em Glicerina, ingrediente altamente hidratante e que não pesa, mesmo nos cabelos mais finos. O Embaixador revela que o grande segredo para quem tem cabelo misto, é concentrar o produto nas regiões mais secas - no caso, no comprimento e pontas.
- Cuide da sua alimentação: Sim! Uma dieta equilibrada faz toda a diferença, "alimentos como peixes, vegetais de folhas verdes e gorduras boas são fundamentais para um cabelo fortificado e com brilho” indica Du. Além disso, a ingestão apropriada de água também contribui para um organismo saudável e, consequentemente, para cabelos mais bonitos e bem cuidados!
- Penteie os fios ao longo do dia: escovar o cabelo com frequência ajuda a diminuir a oleosidade. O hairstylist explica “ao pentear os fios, a oleosidade natural vai se espalhar levemente pelo cabelo, e isso é positivo para saúde do cabelo”. A dica é perfeita para quem possui ‘cabelo misto’, pois ajuda a hidratar as pontas ressecadas também!
- Proteja-se de fontes de calor: as altas temperaturas das ferramentas térmicas, como secadores, difusores e pranchas, podem danificar tanto as pontas, quanto a raiz. O calor intenso no topo da cabeça pode aumentar a aparência oleosa e ressecar ainda mais o comprimento do fio. Du Nunes orienta: “não precisamos cortar as fontes de calor da rotina, basta usar com cautela para evitar o excesso e nunca esquecer de usar um bom protetor térmico antes”. Aqui, a dica também é apostar em protetores térmicos leves, como o Absolute Volume Thermal Protector, principalmente se seu cabelo for fino.